Vitiligo, o que é? Conheça o distúrbio que acomete a pele

Segundo pesquisas, cerca de 1% da população mundial apresenta o distúrbio e as primeiras manchas surgem na infância ou no início da vida adulta

Vitiligo

O vitiligo é uma doença autoimune caracterizada pela perda de coloração da pele cuja principal característica da doença é o aparecimento de manchas brancas devido a diminuição ou ausência dos  melanócitos (célula responsável pela produção de melanina). Geralmente é desencadeada por um trauma ou estresse, seja ele físico ou emocional.

Como qualquer outro distúrbio que acomete a pele, por exemplo a psoríase, por falta de informação a população acredita que o vitiligo é contagioso. 

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), cerca de 30% dos casos de vitiligo estar relacionado ao histórico familiar. Além do incômodo estético que a doença causa para o portador, o vitiligo também pode afetar a vida social e emocional do paciente. 

Conheça os tipos de vitiligo

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), classifica a doença em dois tipos, são eles:

  • Segmentar ou unilateral: afeta somente uma única parte do corpo, o problema também pode acometer o cabelo influenciando na perda da cor dos fios, esse tipo de vitiligo costuma manifestar-se no início da vida adulta.
  • Não segmentar ou bilateral: é o tipo de vitiligo mais comum, se manifesta nas mãos, nos pés, joelhos, nesse caso as manchas brancas costumam surgir nas extremidades. 

Quais são os sintomas do vitiligo?

O sintoma mais visível da doença é o surgimento de manchas brancas na pele, mas existem alguns caso no qual o paciente tem sensibilidade nas regiões afetadas pelo distúrbio. questões emocionais também estão relacionados ao vitiligo, principalmente pelo fato da estética, a doença pode desenvolver uma série de problemas como baixa auto estima, depressão e dificuldade de se relacionar com outras pessoas. 

Para isso é aconselhado além do tratamento com o dermatologista um acompanhamento com um psicólogo para tratar da parte emocional e social do paciente.

Diagnóstico e tratamento do vitiligo

O diagnóstico do distúrbio deve ser feito por um dermatologista, somente ele poderá analisar o caso e averiguar se há alguma doença autoimune associada e indicar o tratamento mais adequado. 

O especialista poderá pedir o histórico e exames de sangue para eliminar possíveis outras causas da doença, também pode ser pedido um a biópsia da pele para retirada de todas as dúvidas, a biópsia detecta a presença ou não de melanócitos na região afetada.

Apesar de ainda ter causa desconhecida o tratamento do vitiligo consiste em melhorar o aspecto da pele, porém os resultados são imprevisíveis, em alguns casos o paciente pode sofrer com algum efeito colateral. 

Além disso, o uso de cremes, corticóides podem melhorar a aparência da pele. Cremes a base de vitamina D também são aconselhados pelo dermatologista. 

Os procedimentos usados para o tratamento do vitiligo são o psoraleno (terapia de luz) e a despigmentação, em casos mais graves faz-se o uso de cirurgias (isso quando os outros procedimentos não funciona), a cirurgia tem como objetivo melhorar o tom de pele, as cirurgias feitas são enxerto de pele e enxerto por bolhas. 

O tratamento pode controlar e desacelerar a doença e até mesmo melhorar a aparência da pessoa, mas não depende exclusivamente da terapia, e sim da reação do organismo aos medicamentos e cirurgias. 

Como encontrar um dermatologista em Manaus?

O dermatologista em manaus  pode ser encontrado no Sistema Único de Saúde (SUS), ou em consultórios particulares. Para garantir que a consulta será com um profissional qualificado, a plataforma de agendamento e marcação de consultas ipok, conta com especialistas disponíveis para sua necessidade. 

Baixando o aplicativo ipok você pode marcar sua consulta através do celular, no tempo e horário que você deseja e, parcelar em até 6x no cartão de crédito. A plataforma chegou para facilitar a sua vida aliada a tecnologia. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *